Evento proposto pelo deputado Robinson Almeida discutirá impactos e desafios da maior obra de mobilidade urbana de Salvador
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sedia nesta terça-feira (20), às 9h, uma audiência pública para debater os avanços e perspectivas do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Proposto pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), o encontro ocorrerá nas salas das Comissões da ALBA, reunindo autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil e moradores da região.
O VLT é considerado a maior obra de mobilidade urbana da história de Salvador, com investimento estimado em mais de R$ 5 bilhões. O projeto prevê a implantação de 36,4 km de trilhos e 34 estações, conectando a Ilha de São João, no Subúrbio, ao bairro de Piatã, na orla atlântica, passando por áreas como Calçada, Paripe e Águas Claras. A expectativa é que o sistema transporte cerca de 100 mil passageiros por dia, promovendo integração com o metrô e outros modais de transporte público.
O deputado Robinson Almeida destaca a importância do VLT para a cidade.
"A obra está orçada em mais de R$ 5 bilhões e tem como objetivo requalificar o antigo traçado da linha férrea do Subúrbio, desativada em 2021. O novo modal irá operar com trens modernos, de média capacidade, com propulsão elétrica, promovendo maior eficiência, sustentabilidade e conforto aos usuários. É a maior obra de mobilidade urbana de Salvador da última década, que vai, sem sobra de dúvidas, garantir muito mais qualidade de vida e agilidade no deslocamento da população da nossa cidade, especialmente a suburbana", afirma.
Durante a audiência, serão discutidos os impactos sociais e econômicos do VLT, especialmente para os moradores do Subúrbio Ferroviário, região que abriga cerca de 300 mil habitantes. O projeto inclui ainda a duplicação da rodovia BA-528 (Estrada do Derba), a implantação de uma via alimentadora no Parque São Bartolomeu e a requalificação do prédio da antiga Fábrica São Braz, que será transformado em um centro de atividades culturais e comerciais.
"O governador Jerônimo está determinado a ampliar a mobilidade urbana da nossa capital, gerando emprego, renda e oportunidade de desenvolvimento para todo o Subúrbio, que viverá uma nova fase no seu desenvolvimento socioeconômico", declarou Robinson Almeida.
A audiência contará com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), da Casa Civil, da Companhia de Transporte do Estado da Bahia (CTB), além de vereadores de Salvador e Simões Filho.
As obras do VLT foram iniciadas em junho de 2024 e tem mais de 18% de execução no Trecho 1, que liga a Estação da Calçada à Ilha de São João. Segundo a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), os trabalhos incluem a concretagem dos trilhos, terraplenagem, drenagem e fundações para viadutos. A previsão é que os primeiros testes operacionais ocorram até dezembro de 2025, com operação assistida prevista para o primeiro semestre de 2026.