O projeto da tão esperada ponte Salvador-Itaparica deu novos sinais de avanço, segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Durante evento realizado nesta segunda-feira (19), na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o governador afirmou que a recente viagem à China, ao lado do presidente Lula (PT), trouxe perspectivas concretas para a retomada e viabilização do projeto, considerado estratégico para a infraestrutura e o desenvolvimento regional.
Jerônimo relatou que reuniões com representantes das gigantes chinesas China Communications Construction Company (CCCC) e China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) — responsáveis pela execução da obra — serviram para destravar entraves técnicos que vinham retardando o andamento do contrato. Entre os pontos debatidos, está a possibilidade de revisão de custos caso o solo apresente rochas frágeis, o que pode elevar os gastos.
“Quem vai dizer o custo da obra são os estudos, é o projeto. Não há revisão pré-definida, mas se houver base técnica sólida, o orçamento será ajustado”, garantiu o governador.
Ainda segundo Jerônimo, o presidente Lula levou o tema ao mais alto nível diplomático durante sua passagem por Pequim. “A ponte entrou nas três reuniões de Lula com as autoridades chinesas. Inclusive o presidente Xi Jinping foi informado e demonstrou conhecimento sobre o assunto”, disse. O governador destacou que os acenos dos chineses foram “muito positivos” e que o contrato poderá ser assinado “nos próximos dias”.
Com a formalização do acordo, as próximas etapas incluem desapropriações e o início de obras fora da área marítima. “Ainda não estou confortável, pois quero ver as máquinas em campo, mas saio dessa missão otimista”, concluiu Jerônimo.