O médico cirurgião vascular e vereador de Salvador, Cezar Leite (PL), participou nesta quarta-feira (18), da celebração pelo aniversário de 218 anos da Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-UFBA), situada no Terreiro de Jesus.
O evento reuniu médicos, ex-alunos e professores da instituição em torno do movimento "S.O.S - Salve a primeira faculdade de medicina do Brasil", focado na recuperação da unidade. Fundada em 1808, a faculdade é reconhecida como a primeira escola médica e o primeiro curso superior do país, tendo formado personalidades históricas e consolidado o ensino científico nacional.
Durante o ato, o parlamentar enfatizou que a mobilização busca mais do que reparos estruturais, visando resgatar a missão histórica da instituição.
"Nós nos juntamos aqui com ex-professores, colegas, irmãos, porque a faculdade aqui formou vários filhos, várias personalidades importantes do Brasil para trabalharmos pela reestruturação, restauração dessa faculdade. Não somente a restauração física, que é muito importante, vai demandar muito dinheiro, mas a restauração do propósito a que foi fundada desde 1808, que é servir cada vez mais aos irmãos brasileiros, fazer uma boa medicina, boa prática médica, ciência, desenvolvimento, inovação", disse.
O Cezar também faz um apelo à classe médica de todo o país para que se engaje na preservação do patrimônio.
"Para isso que estou aqui, para pedir a ajuda de todos os colegas médicos de todo o Brasil. Vamos fazer campanha para restaurar essa que é a primeira faculdade de medicina do Brasil", concluiu.
Atualmente, além de sua importância histórica, a faculdade mantém projetos de pesquisa e extensão, abrigando o Memorial da Medicina Brasileira, que preserva a trajetória da profissão no país desde o século XIX.