Durante o segundo encontro estadual dos consórcios de saúde, realizado nesta quarta-feira (29), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) ressaltou o avanço da Bahia na cobertura de policlínicas regionais e anunciou novas medidas para ampliar o atendimento à população. Segundo o governador, o estado já conta com 26 policlínicas em funcionamento e outras cinco em construção, alcançando uma rede inédita no país. “A Bahia é o único estado do Brasil com uma cobertura desse tamanho. Vamos chegar a 31, 33 policlínicas, fortalecendo a atenção básica e reduzindo a sobrecarga dos municípios”, afirmou Jerônimo em entrevista ao Classe Política.
O governador explicou que as policlínicas funcionam como elo entre o Estado e os municípios, oferecendo serviços que as prefeituras não conseguem manter sozinhas. “O cidadão baiano muitas vezes ficava entre a demanda do Estado e a do município. A policlínica entra no meio, dentro do SUS, para dar respostas efetivas e qualificadas, com atendimento agendado e programado”, detalhou.
Jerônimo também anunciou a ampliação do horário de funcionamento das unidades, que antes encerravam as atividades às 17h. “Agora estamos levando o atendimento até 21h e 22h e ampliando o funcionamento para o final de semana. Isso melhora a capacidade de atendimento e reduz o tempo de espera”, completou.