Em resposta aos violentos episódios ocorridos no Rio de Janeiro entre terça-feira (28) e quarta (29), o advogado e pré-candidato a deputado federal Lucas Reis (PT-BA) manifestou pesar e pediu reavaliação urgente do modelo de segurança pública no país, focado em inteligência policial, integração e respeito às vidas.
Reis enfatizou ainda que, ao longo da história, a tática de confronto mostrou-se ineficaz e que, quase sempre, tende a agravar ainda mais o ciclo de violência.
“Passei o dia me perguntando como o país não parou diante dessas cenas trágicas. Operações como a que vimos no Rio de Janeiro não são boas pra nenhum lado e não resolvem efetivamente nenhum problema. É um fogo cruzado que não protege ninguém e só multiplica o medo e a dor de quem já vive cercado por violência”, disse.
O líder político lembrou, ainda, de operações recentes que combateram o crime sem dar nenhum tiro, sem nenhuma vida a menos, como a Primus, na Bahia, e a Carbono Oculto, Quasar e Tank, integradas pelo Ministério da Justiça.
“É urgente que todo o país se mobilize contra essa guerra. Toda solidariedade às famílias, às mulheres que perderam seus filhos ou companheiros nessa operação. O que aconteceu reforça a urgência de cooperação entre os órgãos e forças de segurança, precisamos avançar nesse debate e pautar no Congresso Nacional a PEC da Segurança Pública, que institui a obrigação de as polícias trabalharem como um time inteligente que dá prejuízo no tráfico”, completou.