Durante a abertura do Encontro Nacional de Gestores Municipais de Cultura, realizado nesta segunda-feira (27), na Casa das Histórias, no Comércio, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, ressaltou o protagonismo da capital baiana na construção das políticas culturais brasileiras e destacou o caráter acolhedor e criativo da cidade.
“É uma alegria receber gestores e gestoras de todo o país nessa cidade tão linda, amorosa e acolhedora. Salvador é uma cidade que se reconhece como fruto da sua própria cultura e da sua própria ancestralidade”, afirmou.
A gestora lembrou que a organização do fórum e a escolha da data do encontro foram resultado de uma ampla articulação com o Ministério da Cultura, prefeituras e instituições parceiras.
“O Ministério está presente com toda a equipe, hoje e amanhã, em uma reunião de trabalho intensa, discutindo conosco vários pontos estratégicos para a política cultural nacional”, disse.
Ana Paula destacou ainda o espírito de parceria e integração entre as cidades, exemplificado pelo intercâmbio de atrações culturais que marcaram o Festival Internacional Salvador Cidade da Música, realizado no domingo (26).
“Recife, Valparaíso e outras cidades enviaram atrações, e Salvador também se apresentou. Esse é o espírito do fórum: troca e cooperação”, pontuou.
Ao encerrar a fala, a secretária convidou os participantes a conhecerem o Pelourinho e outros espaços culturais da capital.
“Esperamos que vocês aproveitem a cidade, saiam inspirados e levem um pouco dessa força da cultura de Salvador para as suas capitais. A cidade está linda, organizada e viva — um verdadeiro museu a céu aberto”, concluiu.