O presidente da Embasa, Gildeone Almeida, afirmou ao Classe Política nesta quarta-feira (18) que o Carnaval da Bahia 2026 registrou um dos melhores desempenhos operacionais da companhia nos últimos anos, com redução expressiva de ocorrências e ampliação das ações de suporte ao folião.
Segundo ele, a operação especial mobilizou equipes em Salvador e nos principais destinos turísticos do estado, como Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo, Itacaré e Porto Seguro, além do Litoral Norte.
“Comparando o Carnaval de 2025 com o de 2026, tivemos 89% de redução de reclamações na Ilha de Itaparica. No Litoral Norte, praticamente zeramos as ocorrências”, destacou.
De acordo com Gildeone, o resultado foi fruto de planejamento antecipado, ampliação de sistemas e monitoramento intensivo do abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ele ressaltou que, mesmo com aumento do público em 2026, o número de queixas foi menor que no ano anterior.
Em Salvador, a Embasa instalou cinco ilhas de hidratação nos três circuitos oficiais, distribuindo mais de 128 mil litros de água tratada — o equivalente a mais de 600 mil copos — gratuitamente aos foliões.
“O fulião que percorreu longos trajetos atrás do trio teve pontos específicos para se hidratar com água tratada e gratuita. É um cuidado com o bem-estar de quem faz a festa”, afirmou.
O presidente da estatal ainda parabenizou os trabalhadores da empresa. “Foi um sucesso da operação e isso se deve ao esforço diário dos nossos colaboradores para garantir água nas torneiras da população.”