O futuro das universidades estaduais esteve entre os temas abordados por ACM Neto (União Brasil) durante o Fórum SOS Bahia Educação, realizado nesta terça-feira (2), em Salvador.
Ao comentar a possibilidade de paralisações e as reivindicações de professores, o pré-candidato ao Governo da Bahia defendeu maior investimento nas instituições e afirmou que elas cumprem papel estratégico para o desenvolvimento do interior do estado.
"As universidades estaduais têm um papel muito importante, principalmente para assegurar a interiorização do acesso ao ensino superior", declarou.
ACM Neto (União Brasil) avaliou que as instituições sofreram perda gradual de infraestrutura e condições de funcionamento ao longo dos últimos anos.
"Houve um baixíssimo estímulo e apoio por parte do governo do Estado às universidades estaduais", afirmou.
O ex-prefeito também criticou a ausência de investimentos consistentes em pesquisa e inovação.
"Muitas universidades desenvolvem importantes trabalhos de pesquisa. Na Bahia isso não acontece como deveria acontecer", disse.
Segundo ele, uma eventual gestão sua terá como prioridade recuperar a capacidade das universidades estaduais de formar profissionais e produzir conhecimento.
"Queremos assegurar que elas sejam a porta de entrada para estudantes que não podem pagar uma universidade particular", destacou.