Prefeitura de Itabuna encerra 1ª fase do Curso de Formação para novos guardas-civis municipais aprovados em concurso

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com uma palestra do secretário municipal de Gestão e Inovação, Antonio Brandão Calhau, a Prefeitura de Itabuna, por meio do Comando da Guarda Civil Municipal (GCM) da Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SESOP), encerrou nesta terça-feira, dia 13, a 1ª fase do Curso de Formação para novos guardas-civis municipais aprovados em concurso que acontece no Tiro de Guerra 06/007.

O secretário destacou que a gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) está trabalhando para melhorar as condições operacionais, estruturais e de trabalho da GCM com a aquisição de equipamentos e armamento, incluindo coletes. Também fez referência aos estudos sobre a regularização da categoria dos guardas civis municipais com um novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

“É preciso que os dispositivos sejam regulamentados para garantir ao guarda civil progressão na carreira, remuneração adequada e boas condições de trabalho”, disse o secretário Antonio Calhau, chamando a atenção para o fato de o profissional ter atuação importante na preservação do patrimônio público, além de cooperar com as forças de segurança pública.

O titular da Secretaria de Gestão e Inovação disse que “a cada dia se deve ter orgulho de ser servidor público de Itabuna e de oferecer à sociedade um trabalho de qualidade. Por isso louvamos a iniciativa da SESOP e do comando da GCM de preparar os 20 novos guardas civis com o curso de formação com mais de seis meses de duração”, realçou.

Dentre os instrutores do curso estiveram professores, advogados, representantes do Ministério Público e da Justiça da Bahia e profissionais da própria instituição. “Foi a primeira experiência na GCM de Itabuna em formar novos agentes com a experiência de guardas civis mais antigos”, resumiu.

Com carga horária de 880 horas, entre aulas teóricas, práticas, seminários e estágio supervisionado, o Curso de Formação para os novos guardas-civis aprovados no Concurso Público nº 01/2023 foi realizado na sede do Tiro de Guerra 06/007. De acordo com o subcomandante da GCM e Inspetor Pedagógico Valdir Francisco dos Santos, os participantes tiveram bolsa no valor de um salário-mínimo mais tíquete-alimentação.

Segundo o inspetor, a próxima fase será o Estágio Supervisionado, com dois meses de duração, que envolverá conhecer a rotina da GCM e parte operacional, estágio de campo e participação no Ita Pedro – O melhor São Pedro do Brasil como parte de estágio em grandes eventos. A turma é integrada por 16 homens e quatro mulheres, a grande maioria com nível superior e sua formatura está programada para 11 de julho.

“Esse curso foi indescritível, porque superou as nossas expectativas tanto pelos profissionais que ministraram aulas quanto pelas oficinas. Além disso, foi um curso muito prestigiado pelos operadores de Direito como juízes, promotores, delegados de Polícia, etc. Estamos satisfeitos pela capacitação para ajudar o município a oferecer segurança patrimonial e segurança”, comentou a participante GCM Raquel Sousa Moura.

Já o GCM Felipe de Andrade Castro avalia que o curso foi excelente pelo aprendizado oferecido. “A gente não tem como definir, porque o nível de professores e instrutores foi bastante elevado é algo que chamou a nossa atenção. O que vamos oferecer à sociedade será muito profissionalismo”, concluiu.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.