Em uma noite marcada por aromas, história e celebração, o Hotel Eco Bahia, na Cidade Histórica, foi palco do encerramento do 5º Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, nesta segunda-feira (12). O evento foi promovido pela Abrasel Costa do Descobrimento, com correalização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, e do Senac, além do apoio do Sebrae/BA, Veracel Celulose e patrocínio do Governo do Estado da Bahia.
A cerimônia contou com a presença do secretário adjunto de Turismo, Alexandre Fonseca, além de representantes da Abrasel, ABIH, Sebrae e Senac. “O Festival Raízes é um exemplo de como a gastronomia valoriza nossa cultura, movimenta o turismo e gera emprego e renda”, destacou Paulinho Toa Toa.
Dedicada à ancestralidade africana, a edição deste ano reuniu 74 empresas e 111 pratos inscritos, movimentando a cidade e seus distritos ao longo de 20 dias, com 3 dias de ações externas. As categorias premiadas foram: sobremesas e sorvetes, lanches e pizzas, drinks, entradas e petiscos, além da principal — prato principal. A avaliação combinou voto popular online com a tradicional análise técnica do Senac.
O impacto foi expressivo: a campanha na TV Santa Cruz alcançou 715 mil telespectadores, e as ações digitais atingiram mais de 1,7 milhão de pessoas. O evento também gerou mídia espontânea estimada em R$ 802 mil, com mais de 115 publicações.
O encerramento contou ainda com a participação da influenciadora e chef Solange Borges, que apresentou o prato Acarajé, reforçando o papel da gastronomia como motor de inclusão, valorização cultural e desenvolvimento local.