Confira a coluna “Olho de Tandera”, por Jones Almeida 08/05/2024

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Precatórios no tapa 

E a votação dos precatórios na Assembleia Legislativa estava indo muito bem, obrigado, até que o pau quebrou(assista) entre os representantes das duas associações que representam a categoria. ACEB e APLB saíram, literalmente, no tapa enquanto divergiam sobre o modelo para aprovação da matéria. Nem mesmo no plenário, governo e oposição duelaram tanto. No final das contas, não deu nem um nem outro, o texto foi aprovado do jeito que o Executivo desenhou.

Julgamento dos embargos de João

A audiência de sessão do julgamento dos embargos infringentes, movida pelo ex-prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho está em pauta para o dia 13 de maio! A expectativa na cidade, que acompanha on-line o julgamento, é para saber se o colegiado do Tribunal de Justiça da Bahia vai manter a condenação do ex-gestor à prisão em regime semiaberto, ou o absolve de vez! Será que desta vez julga? Ou outro desembargador vai pedir vista? Conselho Nacional está na cola!

6ª Edição do Prêmio Líder Comunitário da Bahia

Na terça-feira (7), a ALBA foi palco da 6ª Edição do Prêmio Líder Comunitário da Bahia, honrando mais de 100 líderes e figuras notáveis por seu trabalho em comunidades baianas. O evento foi organizado por Fabíola Mansur (PSB), autora da proposta que criou o Dia Estadual do Líder Comunitário, junto a Sulivan Santos. A mesa de honra contou com Fabíola Mansur, Sulivan Santos, a vice-prefeita Ana Paula Matos, o gerente da UPA Barris Alexsandro Santos de Souza, o presidente da Igreja Adventista Murilo Andrade e o jornalista Levi Vasconcelos, homenageado por sua contribuição à imprensa baiana.

Expectativa x realidade

Além de gerar uma enxurrada de reclamações, já que a qualidade do serviço nunca melhora, o aumento da tarifa do ferry-boat colocou também de volta ao jogo as queixas e até memes sobre a fantasma ponte Salvador-Itaparica. Como se diz nas redes, a expectativa era a ponte, mas a realidade do momento é a bronca do ferry. 

A conta não fecha

As eleições se aproximam e alguns veículos já entraram em campanha. Quem já viu pesquisa encomendada para avaliar secretário? Mas, o pior são os resultados… A avaliação da Saúde em Salvador é de 53% entre bom, ótimo e regular, mas a avaliação do gestor é invertida. A conta não fecha, e a credibilidade é questionada.

Cenário otimista

Líderes de partidos da oposição na Bahia acreditam que as siglas oposicionistas vão manter o controle da maioria das grandes cidades do estado, repetindo o cenário visto nas eleições de 2020. Eles acreditam que, nestes municípios, o cenário antiPT tem avançado diante da falta de resposta para problemas como violência e saúde. Além disso, apostam na reeleição de prefeitos bem avaliados e na continuidade das gestões, além da conquista de novas cidades. 

Polêmica ambiental

Após tocar no tema do meio ambiente, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) tem sido bombardeado com informações do período em que foi presidente da Câmara de Salvador, quando articulou aprovação de medidas ambientais no mínimo polêmicas. Nos corredores do Legislativo, vereadores só falam daquele período e notícias já começaram a aparecer. 

Tiozão de Itapetinga

Em Itapetinga, o pré-candidato Eduardo Hagge (MDB) teve um lançamento de pré-candidatura apoteótico no último final de semana. Ao reunir lideranças políticas e com uma participação massiva da população, o filho de Michel Hagge, talvez o maior nome da política do município, deixou os adversários com as barbas de molho após o evento. Quem também sai fortalecido é o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), sobrinho de Eduardo, que tem articulado a pré-candidatura do tio. Por lá, o grupo dos Hagge anda animado com o "Tiozão". 

Favorito

Após bater na trave nas eleições de 2020, o pré-candidato a prefeito de Jandaíra Gildásio Mendes (PSD) chega como favorito na disputa eleitoral de 2024. À frente das pesquisas e com apoio da maioria da Câmara Municipal, Gildásio deu pontapé em sua pré-campanha com grande demonstração de força política ao reunir sua base política, que marcha unida com o pessedista. Em 2020, ele perdeu com diferença menor do que 150 votos.

Resgate made in Bahia

Vinte e três bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), atualmente em missão no Rio Grande do Sul, já realizaram, até esta terça-feira (7), o resgate de pelo menos 212 pessoas em áreas de risco, além de 20 animais. Além disso, os bombeiros recuperaram seis corpos durante suas operações.

A equipe de militares da Bahia chegou ao RS na última quinta-feira (2) à noite e iniciou suas atividades de resgate na sexta-feira (3).

Por hoje é só. Obrigado pela leitura! Eu sou Jones Almeida e volto na próxima quarta-feira com a coluna Olho de Tandera. Ligado em Tudo!

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.