Cabos que estiverem instalados à revelia ou que não seguem os padrões de segurança serão removidos pela distribuidora
As ações de combate ao emaranhado de fios de telefonia e internet na Bahia seguem sendo realizadas pela Neoenergia Coelba. Nesta semana, a distribuidora está realizando a Operação Gatonet em 20 municípios. Até a próxima sexta-feira (6), a distribuidora manterá profissionais atuando exclusivamente na remoção de cabos e equipamentos de telecomunicações instalados de maneira irregular nos postes da concessionária. As cidades foram escolhidas devido ao alto número de provedores irregulares, que causam poluição visual.
Os municípios que estão recebendo a Operação Gatonet são: Aporá, Baixa Grande, Boa Nova, Bom Jesus Da Lapa, Bom Jesus Da Serra, Brumado, Cravolândia, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Lapão, Mairi, Paulo Afonso, Quijingue, Salvador, São Desidério, Serra Preta, Varzedo. A ação tem como objetivo evitar acidentes com a população, reduzir as possibilidades de chamas em fiações e interrupções de energia.
Os provedores de internet que não possuem contrato com a distribuidora terão os seus cabos removidos pela Neoenergia Coelba. Essas operadoras têm à disposição um canal exclusivo para que se regularizem e evitem que os seus cabos sejam retirados. Através do e-mail atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com, as operadoras poderão tirar suas dúvidas e receber orientações sobre o assunto.
Além das ações em campo, a distribuidora lançou um portal que permite a população verificar se a operadora que presta o serviço de internet é regular. Isto garante que o processo de análise técnica foi devidamente realizado e que houve aprovação nos critérios de segurança. A Neoenergia Coelba recomenda que só contratem os provedores regulares, que estão disponíveis no link a seguir: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.
O que é o Gatonet?
O Gatonet é a empresa de telefonia e internet que instala os seus cabos à revelia, sem seguir os padrões de segurança e de engenharia necessários. Essas operadoras irregulares são a principal causa do emaranhado de fios registrados nas cidades e causam transtornos para a população. A responsabilidade pela manutenção desses equipamentos é das operadoras, mas devido aos riscos para os baianos, a Neoenergia Coelba atua de maneira preventiva.