O fortalecimento da educação desde a primeira infância é apontado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) como um dos caminhos para melhorar o desempenho dos estudantes baianos no ensino médio. Durante entrevista ao programa Boa Noite, Bahia, da Bahia FM, na noite desta quarta-feira (28), o governador defendeu a ampliação do ensino em tempo integral e anunciou apoio à construção de escolas municipais em Teodoro Sampaio e Terra Nova.
Na avaliação de Jerônimo, os resultados da rede estadual dependem também da qualidade do ensino oferecido pelas prefeituras nas etapas anteriores. Ele explicou que, conforme a organização da educação brasileira, os municípios têm atuação prioritária na educação infantil e no ensino fundamental, enquanto o Estado concentra sua responsabilidade no ensino médio.
O governador ressaltou que a proposta não é responsabilizar os gestores municipais pelos problemas de aprendizagem, mas ampliar a cooperação entre as diferentes esferas do poder público.
“A gente espera o menino passar dez anos no ensino fundamental. Ele chega na rede estadual, fica três anos, primeiro, segundo e terceiro. Se ele vier com deficiência de aprendizagem, vai ser muito difícil recuperar em três anos”, afirmou.
Jerônimo quer ampliar ensino em tempo integral
Entre as prioridades apresentadas pelo governador está a universalização do ensino em tempo integral na rede estadual. A proposta prevê jornadas de sete a oito horas diárias, com alimentação e atividades complementares voltadas à ciência, cultura, esporte e preparação para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Jerônimo também mencionou o programa Bolsa Presença como uma iniciativa de apoio aos estudantes, com o objetivo de contribuir para a permanência na escola e reduzir a necessidade de conciliar os estudos com o trabalho.
“A gente vai oferecer tempo integral pra significar mais na escola, pra aprender mais, pra não correr risco de convite de crime”, declarou.
Durante a entrevista, o governador também citou as datas do Enem 2026, previsto para os dias 8 e 15 de novembro, conforme informado por ele.
Governo anuncia apoio a escolas municipais
Embora o ensino fundamental seja uma área de atuação prioritária dos municípios, Jerônimo afirmou que pretende colaborar diretamente com as prefeituras para fortalecer a estrutura educacional desde a base.
O governador anunciou a construção de escolas municipais em Teodoro Sampaio e Terra Nova, municípios que fazem parte de sua agenda de compromissos nesta semana. Segundo ele, o investimento busca melhorar as condições de aprendizagem antes que os estudantes ingressem na rede estadual.
“Em Teodoro Sampaio eu vou ajudar a construir escolas que é de responsabilidade do município. Prefeito, tamo aqui ó, duas escolas. Então eu vou estimular o município. Se tiver uma boa base, ele vai chegar no ensino médio bem”, afirmou.
A iniciativa, segundo a declaração, pretende estimular a cooperação entre o governo estadual e as administrações municipais, especialmente na ampliação da infraestrutura escolar.
Governador destaca importância das creches na aprendizagem
Jerônimo também defendeu a ampliação da oferta de creches como parte fundamental da política educacional. Para ele, o acesso à educação infantil desde os primeiros anos de vida contribui para preparar as crianças para as etapas seguintes da formação escolar.
“Nós vamos fazer creche. Quem não faz creche já começa deficiente na sua aprendizagem”, declarou.
A fala reforça a defesa do governador por investimentos que envolvam desde a educação infantil até o ensino médio. Na avaliação apresentada por Jerônimo, a combinação de creches, escolas estruturadas, ensino em tempo integral e apoio à permanência dos estudantes pode contribuir para melhorar os resultados da educação pública na Bahia.