O senador e candidato à reeleição Jaques Wagner (PT) criticou, nesta quarta-feira (12), a aplicação de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e afirmou que a medida não se justificaria diante da relação comercial entre os dois países. Segundo ele, o Brasil compra mais dos Estados Unidos do que vende, gerando um déficit comercial anual de cerca de US$ 7 bilhões para o país.
Wagner afirmou que participou de uma delegação de senadores brasileiros de diferentes partidos que foi aos Estados Unidos para conversar com senadores e empresários americanos após a aplicação das tarifas. Na avaliação dele, existe uma questão política relacionada à medida. O senador também criticou a atuação de um senador brasileiro que, segundo ele, teria ido aos Estados Unidos pedir retaliações contra o Brasil.
Para Wagner, a questão também está relacionada ao Pix. Ele afirmou que a ferramenta de pagamentos criada no Brasil reduziu o uso de cartões de crédito e débito e, consequentemente, afetou empresas donas desses meios de pagamento. O senador criticou a avaliação de que o Pix representaria uma prática desleal do Brasil.
“Quer dizer que eu sou um país independente, sou um país soberano, um país de mais de 200 milhões de habitantes. Eu não tenho o direito de criar um meio de pagamento que facilite a vida dos brasileiros?”, questionou. “Nós não vamos voltar a ser colônia de quem quer que seja”, acrescentou.
O senador afirmou que o governo federal está analisando os setores mais prejudicados pelas tarifas e criando linhas de crédito para auxiliar os produtores. Wagner citou especificamente os citricultores e disse que pretende se aprofundar na situação dos produtores da região para acompanhar possíveis impactos e buscar apoio.
Wagner também destacou que, apesar das tarifas do ano passado, as exportações brasileiras teriam registrado aumento de 10%. Segundo ele, empresários, diplomatas e o governo federal buscaram novos mercados e abriram mais de 500 mercados para produtos brasileiros.