Janones tem mandato suspenso por 3 meses pelo Conselho de Ética da Câmara

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (15) a suspensão cautelar, por três meses, do mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG). A decisão, que teve 15 votos favoráveis e 3 contrários, decorre de uma representação por quebra de decoro parlamentar. O relator do processo, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), havia inicialmente sugerido seis meses de punição, mas reduziu o tempo ao considerar que a suspensão mais branda já seria "suficiente para preservar a imagem da Casa".

A denúncia foi motivada por ofensas proferidas por Janones contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante uma sessão no dia 9 de julho. Na ocasião, Nikolas discursava sobre a taxação de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros quando foi interrompido por Janones, que o chamou de "cadelinha" e ainda usou termos como "capachos" e "vira-latas" para se referir a outros colegas. Segundo o relator, a linguagem adotada pelo parlamentar mineiro foi "grosseira, agressiva e incompatível com o ambiente do Parlamento", e levou a uma confusão que exigiu intervenção da Polícia Legislativa.

Janones, que chegou atrasado à sessão, afirmou que irá recorrer da decisão ao plenário da Câmara e também pretende acionar a Justiça. “Eu estava fazendo um vídeo para as minhas redes sociais para criticar a taxação e mostrar que tinha gente com coragem de defender o Trump. Em nenhum momento ofendi de forma gratuita”, declarou. Caso o plenário confirme a decisão ainda hoje, o deputado ficará afastado de suas atividades legislativas até meados de outubro.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.