O deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) participou, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues (PT), da abertura da 4ª edição do Cacauicultura 4.0, um dos maiores eventos técnicos do setor cacaueiro no Brasil, realizado na última quinta-feira (10), no Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, em Barreiras, no Oeste da Bahia. Com foco em tecnologia, sustentabilidade e inovação, o evento seguiu até sábado (12) e reuniu produtores, especialistas, pesquisadores e investidores nacionais e internacionais.
Presente na cerimônia de abertura, o deputado ressaltou a importância da iniciativa para impulsionar o desenvolvimento regional e posicionar o Oeste como nova fronteira da cacauicultura brasileira. “Esse evento é essencial para a região, porque aqui podemos debater tecnologia, sustentabilidade e expansão da produção irrigada. Até sábado, estiveram reunidos produtores, especialistas e investidores que estão trabalhando em busca de uma agricultura ainda mais inovadora e competitiva”, afirmou Antonio Henrique Júnior.
Com destaque para a produção irrigada de cacau a pleno sol — modelo já adotado com sucesso no Cerrado baiano —, o Cacauicultura 4.0 é promovido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com apoio do Governo do Estado e diversas instituições ligadas ao setor. A perspectiva é que, até 2030, a área plantada ultrapasse os 20 mil hectares, com investimentos que podem chegar a R$ 3,9 bilhões e geração de mais de 4 mil empregos diretos.
“O Oeste baiano está consolidado como a nova fronteira de produção do cacau no Brasil, e ver o potencial da nossa terra e da nossa gente sendo impulsionado por essas parcerias e por todo esse conhecimento é algo gratificante. Quero dar os meus parabéns à Aiba, ao seu presidente, Moisés Schmidt, e a todos os demais envolvidos na organização dessa iniciativa. Contem sempre com esse deputado. Vamos trabalhar juntos para fortalecer a agricultura baiana, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, completou o parlamentar.
O governador Jerônimo Rodrigues também celebrou o avanço da cultura do cacau na região e reafirmou seu compromisso com os produtores. “Estou muito feliz de estar aqui nesse quarto encontro, que é cada vez mais potente. Quero reafirmar a minha crença e toda minha dedicação para esses pioneiros, que conseguiram trazer o cacau irrigado para o Oeste, onde tem toda uma realidade favorável de terreno e tecnologia”, disse.
A programação do Cacauicultura 4.0 incluiu painéis técnicos, palestras e um dia de campo na Fazenda Santa Helena, em Riachão das Neves. Os participantes debateram temas como inovação, rastreabilidade, sustentabilidade, sistemas de irrigação e boas práticas produtivas, além de conhecer de perto os modelos que estão revolucionando a produção de cacau no Brasil.