A Prefeitura de Salvador reuniu, nesta quarta-feira (8), os pontos focais das secretarias e órgãos municipais que integram o Grupo de Trabalho da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Coordenado pela vice-prefeita Ana Paula Matos, o encontro teve como foco o fortalecimento da governança integrada e o alinhamento das ações que vêm sendo planejadas para garantir que a capital baiana realize uma das melhores edições do torneio.
Faltando menos de um ano para o início da competição, Salvador intensifica o planejamento envolvendo 37 órgãos municipais, em uma atuação transversal que reúne áreas como mobilidade, segurança, turismo, questão racial e de gênero, cultura, infraestrutura, comunicação, assistência social e políticas para as mulheres.
Coordenadora do Grupo de Trabalho, a vice-prefeita Ana Paula Matos destacou que a preparação da cidade vai muito além da organização logística do evento, representa uma oportunidade de construir um legado permanente para Salvador.
“Estamos falando de uma Copa do Mundo Feminina. Isso significa pensar uma cidade onde homens e mulheres trabalham juntos, reconhecendo a importância da pauta de gênero, da equidade e da reparação. Salvador tem muito a mostrar ao mundo. Queremos realizar a melhor Copa em termos de organização e logística, mas também queremos que esse seja um legado social. É a oportunidade de gerar emprego, renda, fortalecer o turismo e mostrar como cuidamos das pessoas com integração entre todas as secretarias. Como mulher, vice-prefeita e coordenadora desse grupo, recebo essa missão com muita honra e responsabilidade. Queremos ensinar ao mundo que é possível construir uma cidade mais justa, acolhedora e com mulheres protagonizando as transformações”, afirmou.
A gestora também ressaltou que a realização do Mundial deve representar novas oportunidades para mulheres em situação de maior vulnerabilidade social. “Mais do que sediar grandes jogos, queremos que essa Copa abra caminhos para mulheres que ainda enfrentam desigualdades. Que esse evento deixe oportunidades, autonomia e inclusão para quem mais precisa.
A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, reforçou que o olhar de gênero e racial estará presente em todas as frentes de trabalho da Prefeitura. “Nosso compromisso é construir ações integradas com cada secretaria, garantindo que o olhar para as mulheres esteja presente em todas as políticas e iniciativas desenvolvidas para a Copa.”
Representando a consultoria responsável pelo apoio técnico ao planejamento do evento, a chefe de gabinete da vice-prefeitura, Tainá Barros destacou que o Mundial ultrapassa o aspecto esportivo. “Antes de ser futebol, esta é uma Copa que fala sobre gênero. É uma Copa das mulheres, das famílias e de transformação social.”
Na área da segurança pública municipal, o diretor da Guarda Civil Municipal, Marcelo Silva, anunciou uma iniciativa inédita para o período da competição. “Durante a Copa do Mundo Feminina, toda a operação da Guarda Civil Municipal será comandada por mulheres, reforçando o protagonismo feminino também nas ações de segurança.”
Além da preparação operacional para receber milhares de turistas, a Prefeitura trabalha em iniciativas voltadas à qualificação profissional, fortalecimento do comércio, mobilidade, promoção da cultura, turismo e inclusão social. A ideia é fazer da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 um marco não apenas esportivo, mas também de desenvolvimento econômico e transformação social para Salvador. A reunião também definiu a criação de um cronograma permanente de reuniões para monitoramento das ações, prestação de informações e construção conjunta dos planos de trabalho junto à FIFA.