A mobilização para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos resultou na aplicação de 2.200 doses de imunizantes em Feira de Santana, no último sábado (22). A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ampliou o atendimento para 27 unidades de saúde, entre a sede e os distritos, além de um ponto instalado no Shopping Avenida.
Do total registrado durante o Dia D, 1.605 doses foram aplicadas nas unidades de saúde e outras 595 no posto montado no shopping. A estratégia teve como objetivo facilitar o acesso da população à vacinação e identificar doses que estejam pendentes na caderneta.
A mobilização integra a campanha nacional de vacinação, que segue até 1º de setembro. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os responsáveis podem procurar uma das 103 salas de vacina da Atenção Primária à Saúde de Feira de Santana para verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, acompanhou a ação e destacou a importância da manutenção do calendário vacinal. A orientação da pasta é que pais e responsáveis levem a caderneta durante o atendimento para que os profissionais possam conferir as doses já recebidas e indicar eventuais vacinas em atraso.
Entre os imunizantes disponibilizados estão as vacinas contra hepatite B, pentavalente, tríplice viral, febre amarela, meningocócica ACWY, HPV e dengue. A aplicação depende da idade e do esquema vacinal de cada criança ou adolescente.