Governador reeleito reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas no sudoeste baiano e protagonizou momento descontraído ao cantar diante da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos.
O governador reeleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), protagonizou um momento descontraído durante encontro com prefeitos, vereadores e lideranças políticas em Guanambi, no sudoeste baiano. Em meio às articulações para o segundo turno das eleições presidenciais, o petista soltou a voz, cantou diante dos presentes e encerrou a apresentação com uma frase que chamou a atenção: “Eu gosto mesmo é de voto”.
A cena ocorreu na presença da presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada estadual Ivana Bastos (PSD), uma das principais lideranças políticas da região. O momento musical deu um tom informal ao encontro, que também teve como pano de fundo a mobilização da base aliada para a disputa presidencial.
Na gravação, Jerônimo canta trechos da música: “Foi eu quem mandei um beijo, quero matar o meu desejo” e “Sou de mando, não sou de beijo”. Na sequência, continua: “Mas o que eu posso fazer? Trabalhar é minha sina”. Ao final, arremata: “Eu gosto mesmo é de voto”.
A declaração ganhou destaque pelo contexto eleitoral. Reeleito governador da Bahia no primeiro turno, com 55,41% dos votos válidos, equivalentes a 4.440.938 votos, Jerônimo agora concentra parte de sua articulação política na eleição presidencial.
Articulação política mira segundo turno presidencial
O encontro em Guanambi ocorre em meio à movimentação de Jerônimo para ampliar a votação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Bahia no segundo turno, marcado para 25 de outubro.
A estratégia envolve o diálogo com prefeitos, vereadores, deputados e outras lideranças municipais, que têm influência política em seus territórios. A mobilização também busca estimular a participação dos eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno.
Na sexta-feira (9), Jerônimo participou de uma caminhada em Salvador e anunciou que seguiria para Guanambi para uma agenda com prefeitos da região. A iniciativa faz parte da articulação da base governista para a etapa final da eleição presidencial.
O desafio agora é transformar a articulação entre as lideranças políticas em maior participação nas urnas e ampliar o desempenho de Lula no estado.
Música, descontração e política
A cantoria diante de Ivana Bastos acrescentou um episódio leve à agenda política. Ao escolher versos que terminam com a afirmação de que gosta de voto, Jerônimo acabou produzindo uma frase de efeito que resume, de maneira descontraída, o ambiente eleitoral vivido pelo grupo político.
O episódio também chama a atenção pela presença de Ivana Bastos, representante do sudoeste baiano e presidente da ALBA, cuja participação reforça a dimensão política regional do encontro.
Com a eleição estadual já definida no primeiro turno, a disputa nacional passa a ocupar espaço central na agenda do governador reeleito. Em Guanambi, entre conversas com lideranças e uma apresentação musical improvisada, a frase de Jerônimo sintetizou o clima eleitoral: “Eu gosto mesmo é de voto”.