O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) contestou, nesta quarta-feira (22), a declaração do governador Jerônimo Rodrigues (PT) de que teria cumprido 92% das promessas feitas durante a campanha eleitoral. Crítico da gestão estadual, o parlamentar afirmou que o índice não corresponde à realidade encontrada, segundo ele, nas diferentes regiões da Bahia.
“Ele falar que cumpriu 92% das promessas, para mim não é surpresa, porque ele está mentindo mais uma vez”, afirmou o deputado.
Leandro de Jesus disse que gostaria que a realidade do Estado fosse diferente e criticou a existência de obras que, segundo ele, permanecem inacabadas ou abandonadas. O parlamentar citou como exemplo a construção de unidades escolares.
“Quando a gente vai em quaisquer das regiões, a gente encontra lá uma obra de uma escola, por exemplo, abandonada. Isso é triste para a Bahia. Isso é triste, isso é ruim para o nosso povo, para as nossas crianças, nossos adolescentes”, declarou.
O deputado também voltou a questionar o histórico de anúncios relacionados à Ponte Salvador-Itaparica. Segundo ele, o projeto se arrasta há anos sem a conclusão esperada.
“Quando a gente vê, mais uma vez, se repetir a promessa de uma ponte Salvador-Itaparica que dura já aí quase 17, 18 anos desde a primeira promessa, isso é uma vergonha para nós”, afirmou.
Leandro de Jesus disse que as críticas não deveriam ser interpretadas apenas sob a ótica da disputa entre oposição e governo e defendeu que a população tenha acesso a informações sobre o andamento das obras anunciadas pelo poder público.
“Não é uma questão que envolve oposição ou situação. Estamos aqui para defender o Estado da Bahia e para que esse Estado seja um orgulho para o Brasil e para o mundo”, disse.
O parlamentar também justificou a retirada de uma placa de obra que, segundo ele, anunciava uma entrega que não teria sido concluída. Leandro afirmou que a ação teve como objetivo chamar atenção para o que considera falta de transparência na execução dos projetos.
“As mentiras precisam ser expostas”, declarou.
Ao mencionar a obra de uma rodovia, o deputado afirmou ainda que o ex-governador Jaques Wagner teria reconhecido posteriormente a existência de pendências para a conclusão do projeto. Leandro sustentou que a população teria sido prejudicada por informações que, na sua avaliação, não correspondiam ao estágio real da obra.
Segundo o deputado, o objetivo de sua atuação é cobrar a conclusão dos projetos anunciados ou exigir explicações públicas quando as promessas não forem cumpridas.
“Anunciou um milhão de obras, entregue, seja uma. Ou então venha a público e diga: ‘Eu não pude fazer por tais e tais motivos’. Explique à população”, afirmou.
Leandro de Jesus também criticou a atuação da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e disse que o governo estadual deve prestar esclarecimentos à sociedade sobre as obras anunciadas e os compromissos assumidos.
“Eles devem explicação à sociedade, à imprensa e a cada cidadão sobre as mentiras que eles vêm propagando”, declarou.
Ao final, o deputado afirmou que pretende manter a fiscalização sobre obras públicas e anunciou que continuará questionando placas e anúncios de empreendimentos que, segundo sua avaliação, não estejam de acordo com a realidade de execução.
“Aonde tiver uma placa de obra enganosa, nós vamos proceder da mesma forma, fiscalizando, porque é isso que tem que ser feito”, concluiu.