Conexão CNM: Wilson Cardoso defende alfabetização e fortalecimento da educação infantil na Bahia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, destacou a necessidade de um olhar estratégico para o fortalecimento da educação nos municípios baianos. A fala foi dada durante participação na Arena da Educação, no Conexão CNM em Salvador.

Em sua fala para prefeitos e secretários da Educação, Cardoso ressaltou que os desafios vão além da sala de aula e estão diretamente ligados a questões sociais. “Nós sabemos dos desafios que temos, especialmente com a desestruturação familiar, a pobreza. Precisamos cuidar transversalmente dessas crianças. Falo isso para entender o tamanho do desafio que enfrentamos para que a Bahia chegue no topo”, afirmou.

O dirigente defendeu foco nos anos iniciais da educação básica como forma de reduzir desigualdades e garantir que os alunos sigam para as séries seguintes devidamente alfabetizados. Ele lembrou que a avaliação SABE se aproxima e convocou prefeitos e gestores a acompanharem de perto o desempenho dos estudantes. “Faltam seis semanas para a provinha SABE. Temos que fazer simulados, avaliar os que avançaram e reforçar os que precisam de apoio. O maior legado que um gestor e uma sociedade deixam é a educação”, pontuou.

Cardoso ainda enfatizou a importância do investimento em creches e pré-escolas, para que as crianças ingressem no ensino fundamental já alfabetizadas. Segundo ele, a qualidade da educação também é fator decisivo para atração de empresas e investimentos. “As empresas, quando vêm se instalar na Bahia, avaliam a qualidade da educação. Estamos comprometidos em mudar a realidade da Bahia”, declarou.

O presidente da UPB reforçou que os avanços em infraestrutura e transporte escolar já são realidade em muitos municípios, mas que agora o desafio central é garantir a alfabetização plena, condição essencial para o futuro das próximas gerações.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.