A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), deu início hoje, dia 15, às obras e serviços de requalificação e ampliação da sede da FICC que, no prazo de 12 meses, passará a denominar-se Casa da Cultura. Em ato público com a participação de artistas e agentes culturais, vereadores e convidados, o prefeito Augusto Castro (PSD) assinou a Ordem de Serviço.
Ao lado do presidente da FICC, Aldo Rebouças, da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes e demais secretários municipais o prefeito falou de sua preocupação com a manutenção do imóvel pelo seu valor histórico e lembrou a transformação do espaço em local de arte e cultura no governo do ex-prefeito Ubaldo Dantas (1983-1988).
Também destacou as ações culturais desenvolvidas desde o 1º mandato, inclusive a criação da Escola de Talentos da FICC, que já deu oportunidades a mais de 1.300. Augusto também anunciou os estudos para a requalificação da Praça Laura Conceição, onde está o imóvel, que agora passará pela mais completa reforma de sua história.
A secretária Sônia Fontes falou de sua alegria com o inicio do projeto de restauro do imóvel mantendo e conservando a volumetria histórica, com pequenas adequações e requalificações na parte interna e instalação de rampa em ferro para adequar acessibilidade do prédio no hall principal e conjuntos sanitários masculino e feminino e do espaço anexo com estrutura metálica aparente, vidros e moderna tecnologia.
Já o presidente da FICC, Aldo Rebouças, disse que com as obras há uma virada de chave. “Nosso coração sangrava ao ver esse prédio público como estava. Desde o início da gestão Augusto Castro vimos que era um espaço insalubre, com infiltrações e mofo que prejudica a saúde dos servidores”, falou.
“Agora, vamos entregar a Casa da Cultura para a comunidade, já que o espaço deixará de ser apenas área administrativa da FICC para se transformar na Casa da Cultura onde os agentes culturais terão acesso a laboratórios audiovisuais para projetos de podcast, fotografia, vídeos, etc., com a tecnologia a favor do desenvolvimento de ações e projetos culturais”, acrescentou.
Também falar na solenidade simples em nome da classe artística o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Robson Costa, os professores e monitores da Escola de Talentos Johne Gonçalves, Neila Vasconcelos e Douglas Araújo de Souza que saudaram a iniciativa do prefeito Augusto Castro, e a funcionária concursada da FICC Kátia Lins.
As obras de requalificação e ampliação da sede da FICC serão executadas pela GAN Engenharia Ltda., empresa vencedora da concorrência pública nº 012/2024, no valor de R$ 1.349.475,17. Atualmente, a empresa construtora já executa a requalificação do novo prédio da Justiça Eleitoral, na Rua Juca Leão, em imóvel cedido pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), onde funcionou o Escritório Local da Ceplac.
HISTÓRIA
Antes de ser sede da FICC, o prédio da Praça Laura Conceição por cerca de 50 anos era a antiga Cadeia Pública de Itabuna até o final da década de 1980, quando foi transformada na Associação Itabunense de Artesãos (AIART), tendo como objetivo dar apoio e suporte aos artesãos, tendo funcionado por 18 anos até ser transferida como Shopping do Artesanato Grapiúna para o atual endereço no Calçadão da Rui Barbosa, prédio antiga Biblioteca Pública Bernadete Sinay.