O trabalho das Forças de Segurança da Bahia no combate às organizações criminosas resultou em um aumento significativo nas apreensões de armas de fogo. Entre janeiro e julho de 2024, foram retiradas das ruas 3.460 armas, o que representa um crescimento de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando 3.174 exemplares foram apreendidos.
Um dos pontos de maior destaque foi a apreensão de 51 fuzis durante diversas operações das Polícias Militar, Civil e Federal. Em um único episódio, no dia 11 de julho, seis fuzis foram encontrados no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, em uma ação conjunta entre o Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM) e a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE).
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, enfatizou a importância desses números como reflexo do trabalho incessante das forças de segurança. "Grande número de armas apreendidas no nosso estado, a partir das operações de inteligência. Quase 3.500 armas, um número 9% maior do que o mesmo período do ano passado. Destaque para 51 fuzis apreendidos. Enfim, o trabalho incessante das forças de segurança no combate às facções, no alcance das lideranças e também, lógico, na descapitalização", afirmou Werner.