A gerente de Políticas Públicas para as Mulheres de Alagoinhas, Rhane Paula, destacou nesta sexta-feira (28) o caráter humanizado do novo Centro de Referência da Mulher (CRM), inaugurado pela Prefeitura de Alagoinhas. Emocionada durante a cerimônia, ela afirmou que o equipamento foi pensado para acolher mulheres vítimas de diferentes formas de violência e, principalmente, ajudá-las a retomar a própria vida.
“Qualquer uma de nós pode passar por qualquer situação e a gente não está falando só de violência doméstica ou violência familiar, porque o CRM também abrange as violências de gênero que a gente sofre todos os dias”, afirmou.
Segundo Rhane, o objetivo do Centro de Referência da Mulher vai além de receber denúncias ou prestar atendimento diante de situações de violência. A proposta, segundo ela, é oferecer caminhos para que as mulheres possam recuperar a autonomia e a dignidade após experiências de violência e desumanização.
“A gente tem pensado que não seja só um lugar para ouvir sobre as violências, mas também para direcionar as mulheres para a vida, para que elas se sintam pessoas de novo. Porque muitas vezes a gente é desumanizada”, declarou.
A gerente também fez questão de reconhecer o trabalho coletivo envolvido na implantação do equipamento e destacou a participação da primeira-dama e secretária Liane Carmo na construção do espaço. Para Rhane, o olhar feminino e a sensibilidade da gestão foram fundamentais para que detalhes do CRM fossem pensados a partir das necessidades das mulheres.
“A gente do CRM, das políticas para as mulheres, sentiu o seu acolhimento, o seu direcionamento, o seu cuidado aqui. Então, tem muito dela aqui”, disse, dirigindo-se à primeira-dama.
Rhane ressaltou ainda que o equipamento já está em funcionamento e realizando encaminhamentos, mesmo durante o processo de implantação e mudança para a nova estrutura. Segundo ela, o CRM é um serviço permanente e que não pode interromper o atendimento às mulheres.
“É um equipamento que não para. Mesmo com esse processo de mudança, a gente continuou direcionando as mulheres”, afirmou.
Ao final, a gerente destacou que a conquista também é resultado da mobilização histórica de mulheres que contribuíram para a construção das políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência em Alagoinhas.
“Também é luta de muitas mulheres que fortaleceram a história da nossa cidade”, afirmou Rhane, ao saudar integrantes do Conselho de Mulheres e demais representantes que participaram da cerimônia.