A presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Isabela Suarez, defendeu nesta quinta-feira (13) que o Brasil aproveite o cenário provocado pela taxação dos Estados Unidos para ampliar a busca por novos mercados internacionais.
Durante as comemorações pelos 215 anos da ACB, em Salvador, Isabela afirmou que o setor produtivo precisa atuar com resiliência diante de momentos de crise e aproveitar as dificuldades para diversificar as relações comerciais do país.
“Ninguém gosta de ser taxado. Eu acho que em todo momento de crise a gente precisa fazer uma reflexão em relação aos nossos ativos”, declarou.
A dirigente defendeu o fortalecimento da diplomacia brasileira para buscar uma solução para o impasse, mas ressaltou que o país também precisa ampliar suas alternativas comerciais.
“É um momento onde a gente precisa buscar novos mercados”, afirmou.
Para Isabela, o Brasil possui vantagens estratégicas devido à dimensão de seus recursos naturais e deve utilizá-las para ampliar sua presença internacional.
“Dificilmente um território hoje no mundo tem a quantidade de recursos naturais que o Brasil produz”, disse.
Ela acrescentou que a diversificação é fundamental para reduzir a dependência de uma única economia e ampliar as oportunidades para o empresariado brasileiro.
“A gente precisa cada vez mais diversificar os nossos mercados para não ficar dependente de apenas uma economia”, concluiu.